terça-feira

"As meninas da ribeira do sado é que é.."

Mais uma vez apetece-me escrever, não sei o quê, nem porquê. Mas hoje, tal como em muitos outros dias, antes de escrever este texto, escrevi outros, que apaguei por considerá-los "intragáveis".


Quando escrevo sem noção do que quero escrever, tudo aquilo que escrevo, acho que está mal escrito, ou seja, sou parvo. E porquê? (Perguntam os poucos que ainda não sabem que sou parvo) Pois bem, eu respondo: acho que está mal, porque ao escrever algo que não sei porque escrevi, então, penso que é meu dever escrever algo minimamente estúpido. E porquê estúpido? Porque se escrevo algo sem saber porque escrevi, tem que ser estúpido, assumo isso como um direito. E porque é que assumo isso como um direito? Porque penso que não há direito em escrever algo sem noção, e no fim ter nexo, ou sentido. E porquê? Porque escrever algo sem nexo e sentido, a partir de um momento em que escrevi um texto "à toa", e no fim de contas, o texto ficar decente, como é que eu fico? Como é que eu fico ao saber que escrevi algo "à toa", e que ficou decente? Como é que eu fico ao saber isso? Fico mal, pois fico. Fico mal, porque vamos supor que eu me esforço para escrever um texto com "pés e cabeça" e que no fim, o texto fica uma merda? Começo a pensar QUE, ao não me esforçar consigo escrever textos melhores, do que aqueles que escrevo com dedicação? E depois? E se eu começo a escrever textos "à toa" todos os dias? Simples, se eu começar a escrever textos "à toa" todos os dias, começo a perder o gosto pela escrita. E porquê? A resposta é simples. Considero a escrita uma arte, não considero os meus textos uma obra prima, MAS, respeito a escrita acima de tudo, e escrever textos "à toa", para mim é "contra-natura".


Moral da "estória": odeio tudo o que seja "à toa" , se é para ser bem feito que se faça, senão, que nem se comece a fazer seja o que for.

1 comentário:

Inês_mif disse...

Grande texto! Concordo plenamente com tudo!

"Não são os que melhor falam que têm mais coisas para dizer."

Bjnhs**