terça-feira

PITAX!

"Pitas" - para quem não sabe, são aquelas raparigas que misturam 89 cores diferentes sempre que saiem à rua, têm sempre o telémovel da moda, o relógio da moda, os óculos da moda, as pulseiras da moda, os sapatos da moda, a camisa da moda, a calça da moda, e que se encharcam em Tommy Girl.

Imagina que és pai, e tens duas filhas, certo? Até aqui tudo bem!
São as meninas dos teus olhos, bonitas, educadas, vão à escola, chegam a casa a horas, gastas muito dinheiro na educação delas, mas sabes que é bem gasto, sabes que lhes tás a dar um futuro, um rumo na vida.

Mas ESPERA! Elas vão entrar para o ciclo.. uhhh..
Depressa elas começam a exigir-te roupas da zara, da quebramar, roupas daqui, roupas dali, mas tu dás! Claro que dás, queres que elas se sintam bem, sai-te caro mas tu amas as tuas filhas e não queres que lhes falte nada certo?
Mais tarde elas fartam-se do nokia 3310, que tu lhes deste para elas receberem as tuas chamadas, e querem o telemóvel da moda, aquele novo que saiu, tás a ver?
E tu como bom pai que és, dás! Claro que dás, só queres o melhor para elas.

Cedo elas vão para o sexto ano, para o sétimo, e começam a arranjar amigas, grupinhos, arranjam namorado, e contam-te tudo o que se passa com elas, porque amam-te e sabem que podem confiar em ti, e depois pedem para tu as deixares sair à noite com as amigas, mas tu tens receio de as deixar sair por causa dos rapazes, e dos bandidos, e do álcool, e é ai, atenção, é precisamente a partir do momento em que tu dizes "meninas, não vos deixo sair" TAU! Odeiam-te! Não, esqueçe, nunca mais vais ter nada delas! ELAS ODEIAM-TE!

Tu com remorsos vais deixa-las sair para a próxima vez, queres que elas convivam com as amigas, e com os amigos, queres que elas ganhem uma melhor autonomia quando toca a pessoas, não queres que elas se tornem acanhadas e que tenham medo de falar com as pessoas pois não?
Para teu espanto, sai um telemóvel novo, melhor, e uau tem sons polifónicos, mas espera, saiu outro novo, e este tira fotos! E ainda se chateiam contigo, porque a semanada e a mesada é fraca..
Fazendo as contas, as pitas são o vicio mais caro da nação, se uma tem algo novo, as outras todas também querem, tamos mal, mas não é do desemprego, não é da falta de exportação, não é por falta de investimentos, nem pelo preço do petróleo ter aumento, nem pelo PIB ser uma miséria a cada ano que passa, A CULPA DA NAÇÃO TAR NA MERDA É DAS PITAS!

Não reparaste, mas compraste 6 telemóveis para as tuas filhas em menos de um ano, mas não queres saber do dinheiro, só queres que elas tenham tudo do melhor.
Todos os dias deixas 5euros em cima da mesa de cabeceira de cada uma para elas almoçarem na escola, elas entram todos os dias em casa a mastigar pastilha de mentol, mas não notas nada de estranho até receberes um telefonema da directora da escola a dizer-te que ambas as tuas filhas foram apanhadas a fumar dentro do recinto escolar.
Aí o teu mundo desaba, como é que elas te fizeram isso? Tu sempre lhes deste tudo do bom, do melhor, nunca lhes faltou nada, deixas elas sairem à noite, e elas começam a fumar?
Como bom pai que és queres mudá-las de escola, por causa das influências, mas isso não se faz, isso seria a pior coisa que lhes podias fazer, elas não podem perder as amigas, e os amigos..

Tu decides não as mudar de escola, mas agora elas odeiam-te para sempre, jamais te vão falar da mesma forma, és o pior pai à face da terra!
Não te dás conta, mas as tuas filhas estão a passar por um nível de evolução a nível físico enorme, o periodo apareçe, as maminhas começam a crescer, o rabinho começa a destacar-se mais, e elas começam a comprar roupas mais justas e mais pequenas, que ajuda ainda mais a favorecer o aspecto físico.

Certa noite uma das tuas filhas chega a casa, mas reparas que traz um capacete na mão, tu ficas horrorizado e em estado de choque, discutes com ela, porque não admites que ela ande com alguem que tenha mota, só pode ser um bandido, ela diz-te na cara que te odeia, mas tu pedes desculpa à tua florzinha de estufa (à tua filha portanto) e decides convidar o namorado para jantar, para o conheceres melhor, durante o jantar fazes uma pergunta que não devias, ela sai da mesa disparada, mas antes diz que te odeia (outra vez), corre para o quarto e fecha a porta com muita força. O rapaz coitado, pede licença para se levantar e vai-se embora a pensar que és mesmo o pior pai à face da terra.
Tu sabes bem o que ele quer da tua filha, e como te preocupas com ela, apenas perguntaste se eles se preveniam, não tem nada de mal pois não?
A outra filha vai para o quarto consolar a irmã, e passado uma semana acontece a mesma coisa, só que desta vez o namorado tem um carro e não uma mota.
A mãe também vai falar com a filha, e depois vem falar contigo e diz que a magoaste, e de repente toda a tua familia está chateada contigo!
Mas porquê? Tu só estavas a zelar pela saúde da tua filha..

Iiiiiiihhhhhh pá.. ser pai é complicado..

1 comentário:

AnaBarão disse...

~> Bem eu gostei bastante deste teu texto.
e é verdade ser pai é dificl mas ainda mais dificl e quando nao tens um pai para se preocupar ctg, e tem de ser a mae a fazer tudo o q tu descrevest, ou seja, a mae tem de ser mae e pai ao msm tmp, o q e mt dificl por vezes para ela como para nós q somos filhos, sentimos falta de uma parte masculina em casa, pq o carinho de mae e pai sao tao diferentes e iguais ao msm tmpO.
~> O problema mts vezes e q mts pitas tal como tu o dizest, nao sabem pensar por elas proprias e deixam.se influenciar pelos colegas,amigos, e as vzs pelos namorados, e levam.nos a fazer coisas q um dia nos arrependems, pois foi devido a essas coisas q nos xatiamos cm os nossos pais e tanto como eles tentm nos compreender axo q nos como filhos deveriams de tentar compreende-los tb, pq mts vezes so fazem o q fazem para o nosso bem.
Porem, um dia tb todos nos, como filhos, havemos de ser pais tb e ai sim, poderemos ver e sentir o q um pai e mae sofrem e o q tem d suportar so para q os filhos nao os passem a odiar.
~> TudO tem a sua altura de evoluir e de acontecer, cd coisa a seu tmpO. Mts vezes só aprendemos cm os proprios errOs.
bem ja estou a escrever mt..loOl (=..fico-me por aqui..****