segunda-feira

Solitude.


Solidão.. existes.. E para quê?

Não se perçebem bem o que quero dizer com este título mas cada vez mais me aperçebo de algo que está a aconteçer ainda que não tenhamos reparado..
As pessoas de média idade (entre os 30-40) deparam-se muitas vezes com uma coisa que nunca pensaram vir a ter "sentirem-se sozinhos" !
Reparei nisto quando que á pouco tempo uma pessoa da minha familia com 40 e poucos anos, teve uma depressão porque não tinha amigas, nem ninguem com quem sair, falar, desabafar, não tinha sequer ninguem que lhe disse "santinha" quando desse um espirro.

É estúpido, mas é verdade, muitas pessoas sentem-se sozinhas, sem ninguem, querem desabafar, contar como foi o seu dia no trabalho, mas chegam a casa e em vez de sentirem o calor do lar, sentem o frio da solidão. Nós agora não nos aperçebemos muito da solidão, porque a maioria de nós tem a escola, os amigos, as amigas, que (pensamos) que podemos sempre contar para ir beber um café, para falar sobre um episódio de um programa qualquer, para criticar um filme que tenhamos visto, para simplesmente riscarmos as mesas do café.

Mas agora pergunto: "Nunca se sentiram sozinhos?"

Eu já.. muitas vezes até. Sinceramente até já lhes perdi a conta, não é algo de que me orgulhe contar, ou desabafar, mas acho que é algo que uma vez ou outra na vida deve ser dito, mas que mais do que uma vez na vida, é pensado..

Solidão porem, pode não ser apenas o que descrevi ali, pode também ser apenas um minuto ou dois no nosso dia-a-dia, durante um almoço entre colegas, em que nós damos a nossa opinião sobre o tema e ninguem a comenta, ou sequer finge que a ouve, ai também nos podemos sentir sozinhos.
A nossa opinião mesmo que não conte muito para os outros conta sempre muito para os nós, e se fôr 'rejeitada' ou nos deixa furiosos, ou melancolicos, ou frustrados.. um turbilhão de sentimentos podem passar por nós ao sermos 'rejeitados'..

Agora voltando ao tema inicial, as pessoas que têm problemas de solidão, e se sentem sós, é por vezes dificil para elas conseguir arranjar amigos ou amigas com quem passar a tarde, o serão, para além das pessoas do trabalho, se calhar porque se tornam introvertidas e têm medo ou falta de coragem para tentar iniciar uma nova relação (o que penso que seja sempre dificil para pessoas daquela idade - exepto para os homens que qualquer cerveja paga, é o inicio de uma boa amizade) com uma pessoa totalmente desconhecida (coisa que não acontecia na escola que qualquer pretexto dava lugar a uma amizade - em alguns casos claro).

Dai que cito novamente o que disse no meu primeiro post:
"o ser humano pode tolerar uma semana de sede, duas semanas de fome, muitos anos sem tecto - mas não pode tolerar a solidão"

Agora eu penso que todas as amizades que consigamos arranjar durante a nossa "vida mais jovem" (desde a infância, até aos 20-30) deverão ser conservadas, para que nunca sintamos ou passemos por algo que milhares de pessoas sentem actualmente.. solidão!

1 comentário:

Hanna disse...

"Um gesto vale mais que mil palavras" - mas será que isso basta?